Bailarino, coreógrafo e Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), @bailalucca é estudioso das danças, músicas e cultura gaúchas há mais de vinte anos, do qual participou de diversos festivais e eventos de fomento cultural e folclórico no Rio Grande do Sul e vários estados brasileiros, nas modalidades Danças Tradicionais Gaúchas, Danças Gaúchas de Salão e Intérprete Solista Vocal. É idealizador do JuvEnart (Concurso Estadual de Danças Tradicionais - Categoria Juvenil) e diretor da Comissão de Avaliação de Coreografias.

Desde 2013, se dedica à pesquisa e criação em dança através dos ensinamentos de mestres como: Andrea Spolaor (RS), Bill Pudrich (USA), Carlota Portella (RJ), Cecília Martha (USA), Derek Mitchell (USA), Erika Novachi (SP), Eva Schul (RS), Jim Cooney (USA), Jussara Miranda (RS), Kátia Barros (SP), Luciana Paludo (RS), Mery Rosa (SP), Pat Taylor (USA) e Regina Dragone (SP), entre outros.
Recebeu o Prêmio de Melhor Bailarino no 21° Santa Maria em Dança (2015), pelo Grupo Integração e Arte FMC, dirigido por Alline Fernandez. Em 2016, integrou o elenco do musical “O Pequeno Príncipe” (circulação nacional), com direção de Néstor Monastério. Participou, ainda, de diversos eventos e festivais de dança nos estados do Rio Grande Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de um intercâmbio de saberes em dança na Argentina (2018).

Fundador/diretor da Casa Duncan – Arte & Cultura em Santa Maria, no ano de 2019, desenvolveu uma pesquisa que versa entre a presença cênica, a fisicalidade da ação e a Técnica Alexander, sob a orientação de Heloisa Gravina.