Bailarina-pesquisadora convidada (sem remuneração)

Formada em danças moderna e contemporânea com Cecy Franck, Daggi Dornelles e Eva Schul, no Brasil, e incursão em práticas somáticas com Sylvie Fortin e dança africana contemporânea com Zab Maboungou, no Canadá, @monicadantas5350 atua como bailarina convidada da Eduardo Severino Cia de Dança, com participação na criação de "Bundaflor, Bundamor" e "Tempostepegoquedelícia", apresentados em várias cidades do país (Projeto Circulação em 2 Atos - Funarte Klauss Vianna 2013), na Cidade do México e em Santiago do Chile. Atualmente, participa da criação do novo trabalho da companhia, "Pelelínguasedentobeijo".

Concebeu e coordenou o projeto "Dar Carne à Memória", com Eva Schul e Ânima Cia. de Dança – Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009 e Prêmio Açorianos de Dança, na categoria Melhor Produção e Espetáculo.

Professora e pesquisadora da UFRGS, na Graduação em Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, coordena o projeto "Carne Digital: Arquivo Eva Schul" e é autora do livro "Dança, o enigma do movimento". Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela UQAM (Canadá), com estágio de pós-doutorado no Centre for Dance Research/Coventry University (Reino Unido), tem publicado os processos e resultados de suas pesquisas em eventos e periódicos nacionais e internacionais.