Artista, bailarino e intérprete-criador, @richardsallesdanca é especializando em Artes (UFPel), licenciando em Dança (UFRGS) e tecnólogo em Marketing (Anhanguera). Iniciou seus estudos em arte por meio da música, concluindo a formação fundamental em piano, pelo Conservatório Riograndense de Música.

Na dança, concluiu a formação com ênfase em ballet clássico, pela Ensaio Centro de Artes, em Tupanciretã, sua cidade natal. Desde 2002, faz parte do universo dos estudos do Corpo e do Movimento, com ênfase em danças contemporânea e moderna, ballet clássico, técnicas de abordagem somática, folclore, jazz dance e performance. Atualmente, estuda o corpo em suas abordagens holísticas.

Trabalhou como bailarino na Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul (2019). É co-fundador e artista-gestor da Cubo1 Cia de Arte, coletivo artístico de Santa Maria, fundado em 2014. Desde 2016 vivendo em Porto Alegre, recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2017, na categoria Coreografia pelo espetáculo “Vincent” (Cubo1 Cia de Arte).